Rolamentos são esferas de aço que ficam presas entre dois anéis de metal, essa peça tem como função ajudar a roda girar de forma livre e sem atritos, dando estabilidade na direção. Após um grande período de uso, os rolamentos começam a se desgastar. Isso ocorre porque as rodas estão em contato direto com o solo e o impacto é absorvido pelas esferas, encontradas no cubo da roda.
O rolamento automotivo é extremamente importante para o carro e sua manutenção deve ocorrer a cada 20 mil quilômetros. Os rolamentos tem vida útil de 70 mil quilômetros rodados. Mas se existe uma manutenção preventiva, no tempo recomendado, o prazo pode se estender.
Como saber se o rolamento está com problema
Você pode levar em um mecânico ou então testar sozinho. Para isso você precisará do macaco do carro, que permite elevar o carro. Dessa forma, com a roda livre, gire-a de forma manual. Preste atenção no barulho se for como de um metal raspando, este é o momento para trocar, em alguns casos será necessário apenas a troca de óleo do rolamento.
Quando vou trocar o rolamento
O ideal é que a troca seja realizada a cada 70mil quilômetros rodados. Condições adversas podem ocasionar sobrecarga da peça e causar danos, o que pode exigir uma troca antes do prazo.
Manutenção preventiva
A falta de manutenção preventiva, alinhamento incorreto ou até mesmo não realizado, pneus que necessitam de troca, os amortecedores com problemas e suspenção danificada podem exigir mais dos rolamentos. É importante a realização preventiva dos rolamentos.
Você pode aumentar a vida útil do rolamento do seu carro
Com medidas simples é possível aumentar a vida útil dos rolamentos automotivos.
Os rolamentos são peças de metal e a temperatura tem um forte impacto em seu funcionamento. O calor e a umidade são seus maiores inimigos. A lubrificação é de extrema importância, ela ajuda na preservação da peça. Já quanto ao contato da água, os lubrificantes auxiliam na vedação do material e cria uma resistência contra líquidos.
Se você carrega peso, preste atenção:
Veículos que rodam com muito peso, podem apresentar problemas mais rapidamente, do que aqueles que trafegam com menos peso.
Modelos antigos, cuidados redobrados:
Donos de modelos antigos, o cuidado com os rolamentos deve ser redobrado. Alguns modelos exigem trocas nas pontas dos eixos, pois apresentam desgaste. Caso a troca não ocorra, a durabilidade do rolamento será bem menor.
A manutenção preventiva do automóvel deve ser realizada periodicamente, garantindo assim o perfeito funcionamento do veículo. E principalmente a segurança do motorista e dos passageiros.
Referências:
https://www.minutoseguros.com.br/blog/rolamento-automotivo/
http://www.autopecaslauto.com.br/blog/hora-de-trocar-os-rolamentos/
https://revista.socarrao.com.br/2018/08/02/rolamento-roncando-e-perigoso/