Mesmo com mais de 10 anos de mercado no Brasil, ainda existem mitos acerca dos carros flex. Uma das dúvidas mais comuns, mesmo entre os donos desses automóveis, é como abastecer o carro flex. E é isso que vamos responder neste texto!

Álcool ou Gasolina?
Carros flex são aqueles que têm motor bicombustível e, portanto, podem ser abastecidos com gasolina e álcool. Mas e os dois ao mesmo tempo, pode? Ou só um ou outro? A resposta curta é: pode misturar. A resposta longa é: depende de você.

A realidade é que abastecer com álcool quando ainda há gasolina no tanque (ou o contrário) não afeta negativamente o seu carro. O motor do carro flex é adaptado para funcionar com ambos os combustíveis, estejam eles separados ou juntos. O tempo de queima é adaptado de acordo com as proporções da mistura de forma eletrônica e automatizada,pelo próprio carro.

O seu veículo só vai sofrer se for abastecido com combustível adulterado!

Seu objetivo é economia de combustível?
A decisão na hora de abastecer depende apenas de você. Se o seu objetivo é economizar, é preciso levar em consideração que o álcool, apesar de ser mais barato que a gasolina, apresenta consumo é maior. Em média, o rendimento de um carro com álcool é 30% menor do que com gasolina. Dessa maneira, só será vantajoso abastecer com álcool quando o litro custar menos do que 70% do litro da gasolina. Para saber isso, é só multiplicar o valor do litro da gasolina por 0.7. Se o resultado for maior do que o valor do litro do álcool, vale mais a pena abastecer com álcool; se for menor, dê preferência à gasolina.

Desempenho x Autonomia
Para o motorista que quer maior desempenho, a dica seria abastecer apenas com álcool. Agora, se a preocupação está em ter mais autonomia, abastecer apenas com gasolina é a melhor saída.

Mitos sobre carros flex
Para você nunca mais ter dúvidas quando o assunto é o carro flex, listamos aqui alguns mitos comumente reproduzidos sobre esse tipo de automóvel:

  • O álcool desgasta mais as peças do carro do que a gasolina”;
  • “O carro flex se acostuma se você usa mais um tipo de combustível”;
  • “Você tem que variar o combustível quando fica muito tempo usando só um tipo”;
  • “Alternar entre gasolina e álcool prejudica o carro”;
  • “É necessário zerar o tanque para mudar o combustível”;
  • “O certo é usar 80% de gasolina e 20% de álcool”;
  • “Misturar os dois combustíveis dá mais potência ao veículo”.

Agora que você sabe a verdade sobre como abastecer carro flex pode sair por aí tranquilo e despreocupado com o seu.

Fonte: https://revista.socarrao.com.br/economia/mitos-dos-carros-flex/

Precisa de ajuda? Converse conosco
Entendo que vou abrir uma nova janela de conversa e autorizo o uso dos Cookies para armazenamento de minhas preferências.

Cadastre-se para receber ofertas e dicas para

seu veículo em seu e-mail.

Parabéns! Você receberá todas nossas novidades ;)