Gasolina comum x aditivada, você sabe qual é a diferença?
Se você já se fez essa pergunta, não se preocupe, você não está sozinho!
Muitas pessoas não conhecem a diferença entre a gasolina oferecida nos postos de combustível e acreditam que a única diferença é o valor R$.
No entanto, existem muitos outros fatores que devem ser observados e considerados na hora de escolher o combustível que você irá utilizar.
E para tirar essas dúvidas, preparamos este artigo para mostrar quais os positivos de cada uma e facilitar a sua decisão.
Continue lendo e confira.
Antes de tudo, conheça o motor do seu veículo
É isso mesmo, antes de saber a diferença entre as categorias de gasolina, é preciso conhecer o motor do seu veículo.
Além disso, é importante entender que potência de um carro já foi definida no projeto do motor e o combustível possuí impacto apenas no seu desempenho.
Para saber qual o tipo de combustível mais indicado para o melhorar o desempenho do seu veículo, deve-se consultar o manual do proprietário.
Lá é possível encontrar todas as informações e recomendações o automóvel. Alguns fabricantes, principalmente de veículos importados, informam o valor da octanagem, cabendo ao usuário a escolha do tipo do combustível dentre as opções disponíveis no país.
“Octanagem é o índice de resistência à detonação dos combustíveis automobilísticos. A octanagem consiste na resistência à detonação de um determinado combustível utilizado em motores no ciclo de Otto.”
Quando o índice de octanagem da gasolina fica abaixo do recomendado pelo fabricante, pode prejudicar o funcionamento do motor, diminuindo sua potência e causando um barulho característico conhecido por “batida de pino”.
Consequentemente, o dono do veículo terá mais gastos com combustível e menor rendimento do seu veículo.
Agora que você já sabe onde encontrar uma das informações necessárias para escolher a melhor gasolina para o seu veículo, vamos entender as principais características e diferenças entre elas.
Gasolina comum
A gasolina comum é o combustível bruto que sai das refinarias e leva em sua composição, 25% de etanol anidro e segue a legislação imposta pelo governo.
Sendo assim, a gasolina comum não contém nenhum tipo de aditivo e é basicamente igual em todas as marcas.
Sua principal vantagem é o valor pago nas bombas dos postos de combustível. Pois, costumam apresentar um custo menor do que a gasolina aditivada.
Muitas pessoas costumam a dizer que a gasolina aditivada rende mais do que a gasolina comum, entretanto, isso é um mito.
Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP) afirma que, em grandes centros urbanos, onde é comum a situação “anda e pára”, vale à pena abastecer o carro com gasolina aditivada.
Entretanto, as vantagens são reduzidas consideravelmente quando as velocidades médias são altas, como nas viagens em auto-estradas. Nesse caso, é comendado o uso da gasolina comum.
O motor pode apresentar um consumo maior de combustível por conta da sujeira que vai se acumulando com o tempo, e a gasolina aditivada consegue fazer uma limpeza melhor do motor que poderá voltar ao seu desempenho original. Criando a impressão de maior rendimento.
Gasolina aditivada
Já a gasolina aditivada, além de receber o álcool anidro igual ao da comum, esse combustível recebe ainda a adição de substâncias denominadas dispersantes e detergentes, responsáveis pela redução da formação de depósitos no carburador, bicos injetores, hastes e válvulas de admissão do motor.
Além de proporcionar uma limpeza profunda, as substâncias detergentes, presentes na gasolina aditivada, ainda atuam como materiais anticorrosivos, evitando entupimento e danos nas peças do motor e melhoram o índice de octanagem. Esses aditivos também são responsáveis por minimizar a falha das velas, a corrosão e ferrugem no sistema de combustível entre outros benefícios.
Enfim, a gasolina aditivada oferece elementos que ajudam você a cuidar melhor do seu veículo.
Qual é a melhor?
Antes de qualquer coisa, é fundamental que você entenda que tanto a gasolina comum quanto a aditivada, desde que sejam de boa procedência, garantem o funcionamento perfeito do motor do seu carro. Ambos os combustíveis passam por rigorosos processos de fabricação e de controle de qualidade, tudo para garantir a segurança e durabilidade dos veículos.
No entanto, não podemos negar que a gasolina aditivada oferece vantagens em relação aos cuidados com o sistema de combustão e conservação das peças.
Contudo, vale lembrar que a gasolina aditivada não dá mais potência ao veículo. A potência de um veículo é definida no projeto do motor, pelo fabricante.
O desempenho, sim, vai depender da qualidade do combustível.
Gasolina aditivada rende mais?
Embora tenha outros benefícios, o seu rendimento é exatamente o mesmo da gasolina comum.
O que pode acontecer é que a gasolina aditivada, por ajudar na limpeza e manutenção de todo o sistema por onde o combustível passa, acaba reduzindo os riscos de problemas de desempenho e consumo, especialmente aqueles causados por entupimentos e oxidação de componentes.
Um carro acostumado com gasolina comum pode experimentar a aditivada?
Sim, no entanto, se você nunca usou gasolina aditivada, recomendamos uma troca gradativa.
Não encha o tanque do veículo com 100% de gasolina aditivada, pois assim poderá provocar uma “limpeza súbita”, que pode acabar descolando depósitos de resíduos e indo parar em pontos críticos. Causando entupimentos e problemas de funcionamento.
Uma dica legal é que, é começar fazendo a troca gradualmente, comece com uma mistura de, aproximadamente, 10% de aditivada, no próximo 50%, depois 75% e por fim, 100%.
Entenda que, durante esse processo, ocorre a diluição dos aditivos que compõem a gasolina aditivada. Sendo assim, o resultado da limpeza pode demorar para aparecer ou ser percebido.
No caso de veículos Flex, também é possível combinar etanol e qualquer outro tipo de gasolina. A tecnologia desse motor permite essa combinação.
Muitos dizem que isso vicia, mas essa informação não é verídica.
Gasolina aditivada não é tudo igual!
Não é bem assim. Hoje, fabricantes e distribuidores estão investindo cada vez mais na composição da gasolina, aprimorando suas fórmulas e proporcionando e garantindo ainda mais qualidade aos seus consumidores.
Portanto, vale a pena sim verificar a procedência do combustível que você está colocando em seu veículo. Produtos de alta procedência certamente serão melhores que aqueles que não passam por todo o rigor técnico de testes e verificações de qualidade.
Além disso, fique de olho nos combustíveis adulterados que podem danificar ainda mais as peças do seu veículo. É importante conhecer o posto que você abastece, para não acabar colocando um combustível “misturado” ou “batizado”, que poderá gerar uma grande dor de cabeça.
Abasteça nos Postos do Grupo Berimbau!
Gostou desse artigo? Então, fique de olho em nosso blog para receber muito mais informação sobre o mundo automotivo.