Usar cinto de segurança é obrigatório e salva vidas!
Mas nem todo mundo usa da forma correta.Tem até quem use de maneira irregular, só porque sente incômodo com o cinto. Para resolver isso, é fácil: basta usar capas para os cintos. Elas são macias e eliminam esse desconforto.
Sobre a forma correta, assim como o banco e outros itens, o cinto de segurança tem uma posição e um ajuste ideal para todos os ocupantes.
O indicado é que a faixa superior do cinto de segurança fique posicionada bem no meio do ombro e nunca no pescoço ou no braço!
Na parte inferior, você deve puxar o cinto para que não fique folgado sobre o abdômen. Deve ficar justo e não apertado.
Ah, e ainda tem as crianças! Com as maiores, é preciso checar sempre se o cinto está bem posicionado.
Para as menores e os bebês, entram em jogo o bebê conforto, a cadeira infantil e o assento de elevação. (Nada de almofadas e travesseiros, hein?)
Todos devem ficar presos ao banco do carro, cada um de acordo com as instruções do fabricante. Usando a cadeirinha, fica mais fácil, pois ela é ajustada no banco com o cinto e tem um cinto de segurança próprio, que também deve ficar no ombro da criança.
No assento de elevação, o cinto de segurança do carro também deve passar no ombro da criança, sem encostar no pescoço.
Se for necessário, coloque o encosto regulado do assento e peça para a criança sentar com o quadril junto ao encosto.
E mais um detalhe: o cinto de segurança deve ser usado por todos que estão no veículo!
Dessa maneira, você garante a segurança de todos no carro! Numa batida, não há risco de o cinto machucar, enforcar ou escapar do peito do motorista e dos passageiros.
Essas são dicas de segurança que podem salvar vidas. Por isso, compartilhe com seus amigos! Mesmo aqueles que dirigem há muito tempo ou aqueles que só andam de carona.
É importante que todos tenham os cuidados básicos no trânsito!
Por: Equipe Dispemec.com
Confira também: Como transportar pets corretamente? Veja 4 boas práticas!