Criado no fim do século XIX e presente nos veículos desde a década de 1950, o freio a disco foi uma grande evolução dos automóveis e permitiu frenagens mais seguras e confiáveis. As pastilhas de freio são componentes essenciais desse sistema e, por esse motivo, é preciso ficar atento aos sinais de desgaste.
Qual é a função e como funcionam as pastilhas de freio?
As pastilhas de freio têm a função de gerar atrito para desacelerar e parar o veículo. Para isso, elas trabalham em conjunto com o disco de freio — que pode ser de material metálico ou até mesmo de carbono, além de outros materiais. Você se lembra dos freios de bicicleta? As pastilhas funcionam de forma semelhante à das sapatas de freio.
Na bicicleta, quando você puxa a alavanca de freio, as sapatas são forçadas contra a roda por meio de um sistema de cabos e a velocidade é reduzida até que ela pare totalmente. No veículo acontece algo bem parecido: quando o pedal de freio é pressionado, um sistema hidráulico empurra as pastilhas contra o disco, reduzindo a velocidade do automóvel.
Elas trabalham, geralmente, em pares e cada roda tem um dispositivo de frenagem. A grande maioria dos veículos usa o sistema de freio a disco na dianteira e a tambor na traseira, no qual as pastilhas são substituídas por lonas. A forma e o tamanho dessas pastilhas variam muito, dependendo, principalmente, do tipo de automóvel na qual elas serão instaladas.
Normalmente, veículos mais pesados — como picapes e SUVs — necessitam de pastilhas maiores, que tenham uma área de contato maior para conseguirem frear com mais eficiência. Contudo, não é apenas o tamanho e o formato que afetam o desempenho das pastilhas de freio.
Quais são os modelos mais comuns e suas características?
É provável que você já tenha comprado pastilhas de freio para o seu carro e nunca tenha percebido que existem vários tipos, com diferentes compostos. Cada modelo de pastilha apresenta algumas vantagens e desvantagens e é indicado para diferentes situações e bolsos.
A principal diferença em relação aos tipos de compostos usados se dá pela durabilidade das pastilhas, que, em alguns modelos, é bem maior. Outro fator é a dissipação do calor gerado durante as frenagens, que influencia diretamente na eficiência do sistema de freio.
Vamos conhecer alguns modelos de pastilhas de freio e suas principais características?
- Pastilha orgânica: Esse é o modelo mais barato encontrado no mercado. Há algum tempo, as pastilhas orgânicas eram feitas com amianto. Contudo, verificou-se que esse material era tóxico e ele foi proibido em diversos países. No Brasil, em 2017, após muitos anos de discussão e divergências entre os estados, foi proibida a fabricação e venda de produtos à base de amianto.
Porém, antes mesmo da proibição, diversos fabricantes pararam de usar o amianto na fabricação de suas pastilhas de freio. Um problema gerado pela retirada desse material foi um pouco de perda em resistência e dureza, aumentando o seu grau de desgaste. Por esse motivo, elas não são recomendadas para veículos mais pesados.Além do menor preço, as pastilhas de freio orgânicas também são muito boas em relação a ruídos, sendo muito mais silenciosas que os outros modelos disponíveis no mercado. Se você possui um veículo mais leve elas são uma boa opção. - Pastilha metálica: Essas pastilhas têm um desempenho superior quando comparadas ao modelo orgânico. Além disso, elas sofrem menos com desgastes, o que resulta em uma durabilidade bem maior. Elas são compostas por materiais bem mais rígidos — como latão, ferro ou alumínio.
O problema desse tipo de pastilha está no seu custo, que é maior se comparado com as pastilhas orgânicas. Porém, se você precisa de mais desempenho e maior confiabilidade no sistema de frenagem, elas são mais recomendadas.
- Pastilha semimetálica: As pastilhas semimetálicas são uma tentativa de reduzir o custo das versões metálicas, sem perder o bom desempenho que esse modelo apresenta. Elas são fabricadas com ligas de diversos materiais, como ferro, cobre, grafite e aço. Devido a sua boa dissipação de calor, elas sofrem pouco desgaste e são muito resistentes.
O problema é que as pastilhas semimetálicas tendem a desgastar mais os discos de freio, especialmente pela presença de limalha de aço em sua composição. Por esse motivo, é preciso ficar atento ao desgaste desse componente quando fizer a troca das pastilhas.
- Pastilha cerâmica: Essas são as pastilhas mais eficientes disponíveis no mercado. Elas são compostas de fibras cerâmicas, agentes de ligação e enchimentos não ferrosos. Elas são muito silenciosas e limpas, gerando menos pó conforme ocorre o desgaste. Além disso, são muito resistentes, sendo recomendadas, principalmente, em situações em que o freio será exigido constantemente.
Esse tipo de pastilha de freio é muito eficiente porque, devido a excelente dissipação de calor da cerâmica, ela não sofre perda de capacidade de frenagem quando a temperatura é elevada. Outro ponto importante é que, por não ter materiais metálicos em sua composição, ela desgasta menos os discos de freio do veículo.Um ponto fraco é o seu custo, que é muito mais elevado quando comparado ao dos demais modelos apresentados. Outro fator que poucos levam em consideração é a adequação dos discos de freio a essas pastilhas. Para usar os modelos cerâmicos é preciso que os discos sejam compatíveis — e, em muitos casos, eles não são baratos.Por esses motivos, as pastilhas de freio cerâmicas são mais usadas em veículos esportivos, em que o desempenho vem acima de tudo, inclusive do preço.
Qual é a importância de manter as pastilhas de freio sempre em ordem?
A principal razão para você sempre manter as pastilhas de freio funcionando corretamente está ligada a sua segurança ao dirigir. Elas são componentes que sofrem bastante com desgastes e, como são essenciais para o sistema de freio do veículo, caso venham a falhar, podem causar sérios acidentes e colocar a sua vida em risco.
Outra questão importante diz respeito aos custos de manutenção. O custo da troca das pastilhas de freio não costuma ser muito elevado. Porém, ao ignorar a manutenção necessária, outros componentes mais caros — como os discos de freio — serão prejudicados e, dependendo do grau de desgaste, precisarão ser substituídos.
Um serviço simples e barato pode virar uma dor de cabeça e trazer despesas inesperadas se você não prestar atenção ao desgaste das pastilhas de freio.
Fonte: https://blog.nakata.com.br/tudo-sobre-pastilhas-de-freio-como-evitar-e-identificar-desgastes/