O motor de um veículo é o responsável por transformar combustível em energia, gerando movimento nas rodas. Ele conta com itens muito delicados e partes eletrônicas que precisam de atenção especial.
No interior do motor, a movimentação é muito intensa. A cada rotação de um motor 4 cilindros, por exemplo, os pistões se deslocam duas vezes, uma para cima e outra para baixo. Isso significa que se o motor gira na marcha lenta, com 1.000 rotações por minuto (rpm), cada pistão se deslocará 2.000 vezes dentro do mesmo minuto. O desgaste pode ser rápido se não houver cuidados.
Por isso, fique atento aos prazos de troca e acompanhe a verificação de cada item.
- Óleo e líquido de arrefecimento
O óleo do motor deve ser trocado a cada 10 mil quilômetros ou uma vez por ano e o líquido de arrefecimento a cada 30 mil quilômetros. Utilizar óleo vencido cria depósitos de borra que entopem os dutos de lubrificação, podendo danificar o motor. Não trocar o líquido de arrefecimento desequilibra a temperatura, causando superaquecimento.
- Óleo do freio
O nível mínimo do óleo de freio é na metade do reservatório. Portanto, caso esteja abaixo dessa marcação, a recomendação é levar o carro ao mecânico especializado pois pode indicar vazamento ou que as pastilhas de freio estão desgastadas.
- Bateria
É importante checar se há um resíduo branco onde os fios são conectados, pois isso pode indicar vazamento e necessidade de troca. Verifique também, o visor presente na parte superior da bateria. Se ele estiver verde, a bateria está funcionando corretamente, caso esteja preto, a bateria está sem carga e é recomendável levar o carro ao mecânico.
- Reservatório de gasolina
Nos veículos que têm o reservatório, peça que o frentista ou mecânico substitua a gasolina presente no tanque mensalmente.
Atenção!
Confira no manual do fabricante, os intervalos de manutenção e itens a serem checados conforme a quilometragem do carro.