Você já ouviu dizer que prevenir é melhor que remediar? Isso também ocorre com os veículos! Para isso é necessário realizar a manutenção preventiva em seu veículo!
A manutenção preventiva do veículo é uma forma eficaz e econômica de manter seu veículo em bom estado. Quem assume esse compromisso se protege melhor contra falhas mecânicas que podem comprometer o controle do carro, elevando o desgastes de peças e demais componentes.
Quando realizar a manutenção preventiva?
Basicamente, não existe uma data específica para realizar a manutenção preventiva de seu carro, pois tudo depende da marca e do modelo.
Como regra geral, porém, ela precisa ser feita a cada seis meses ou a cada dez mil quilômetros – o que vier primeiro.
Caso esteja em dúvida, no manual do proprietário traz exatamente de quanto em quanto tempo seu carro precisa de uma revisão, nome mais comum para a manutenção preventiva. Além disso, se seu automóvel foi retirado zero quilômetro da concessionária, você precisa ficar atento às revisões obrigatórias.
É importante lembrar ainda que seu estilo de direção e situações às quais o carro é exposto contribuem para reduzir os intervalos entre as manutenções.
Enfrentar muita poeira, estradas esburacadas, ficar parado em congestionamentos por muito tempo ou viver em locais onde a alta temperatura é comum podem exigir fazer a manutenção preventiva antes.
Quais itens revisar na manutenção preventiva?
- Alinhamento e calibragem dos pneus: Sempre fique atento à calibragem do veículo e verifique a pressão dos pneus ao menos duas vezes por mês, ajustando sempre que for o necessário. Também realize o alinhamento e balanceamento, fundamentais para evitar desgastes e manter a estabilidade do carro.
- Suspensão: Tanto buracos quanto imperfeições nas estradas acabam deslocando os pontos de fixação do ponto original no sistema de suspensão. Isso faz com que o veículo perca todo seu conforto e dirigibilidade. Deve-se fazer a revisão do sistema de suspensão, que inclui a inspeção de batentes, amortecedores, coxins, buchas, bieletas, braços axiais, bandejas, pivôs, molas e terminais.
- Fluido de freios: Para que o freio funcione corretamente, é preciso haver um fluido na hora da transmissão de toda a força exercida no pedal de freio, aos pistões de cilindros da roda. O fluido de ferro é um dos itens mais importantes do carro, ligado diretamente à segurança do veículo.
- Troca de óleo: Outro item importantíssimo na manutenção preventiva de carros é a troca de óleo. É importante que o óleo lubrificante e o filtro de óleo sejam trocados de acordo com as especificações da montadora. Isso varia entre 10 mil quilômetros rodados ou seis meses de uso do carro.
Vantagens de manter a manutenção preventiva carro:
- Mais segurança;
- Menos custos;
- Proteção contra desvalorização do carro;
- Alívio no seguro;
- Garantia assegurada;
- Mais conforto e satisfação.