Atualmente, nossa imensa frota de veículos nas ruas tem em média 9 anos de fabricação. Apenas 40% dos motoristas levam seus veículos para fazer as revisões, os outros 60% vão à oficina somente quando o carro quebra. A manutenção preventiva ainda não está enraizada nos brasileiros.
A cada 10.000km ou 12 meses é necessário levar seu carro a uma oficina de confiança para realizar uma revisão preventiva. Nela serão conferidos se todos os componentes do veículo estão funcionando perfeitamente.
Além disso, deve-se respeitar também a quilometragem recomendada pelo fabricante para inspeção ou substituição de peças.
Vantagens da manutenção preventiva:
Economia de dinheiro
Estudos comprovaram que ao longo prazo, os custos com a manutenção preventiva são menores que com a manutenção corretiva. A economia pode chegar a 40%. Em alguns casos, como a quebra da correia dentada, a diferença entre o conserto e a troca dentro período determinado pelo fabricante pode ser 10 vezes maior.
Economia de combustível
Veículo que está com o motor desregulado e com peças desgastadas consome mais combustível que o normal e perde desempenho. Manutenção em dia é beneficio para o meio ambiente e para suas economias.
Preservação do meio ambiente
Garante a melhoria da qualidade do ar que respiramos. Com o carro regulado, a emissão de poluentes no ambiente diminui.
Valorização do automóvel
Mantendo o veículo em bom estado de conservação, o preço de revenda é valorizado em 10% acima da média de mercado. Há menor desgaste dos componentes.
Segurança
Estudo inédito realizado no Brasil revela que 27% dos acidentes são causados por falta de manutenção do veículo. Os itens de segurança (direção, freios, suspensão, pneus e rodas) quando não estão em boas condições podem colocar em risco a segurança do motorista, ocupantes e terceiros.
Evita congestionamentos
Á medida que a frota circulante cresce na cidade aumenta o número de veículos quebrados nas ruas e avenidas por falta de manutenção. Eles atrapalham ainda mais o trânsito e geram transtorno e prejuízo para o motorista.
Tranquilidade
Levar o veículo periodicamente à oficina de sua confiança permite que as revisões sejam programadas, evitando quebras inesperadas que podem afetar o seu orçamento e ocorrer nos momentos em que mais precisa de seu carro.
Problemas mecânicos mais frequentes no trânsito urbano:
86% – Suspensão
72% – Freios
48% – Lanternas
39% – Direção
38% – Faróis
23% – Rodas
22% – Pneus
Para garantir que o veículo esteja em bom estado de conservação, é importante levá-lo em uma oficina de sua confiança. O motorista deve conversar com mecânico e explicar a forma como conduz o veículo e em quais condições o mesmo é submetido. Quanto mais informações o mecânico tiver, melhor será o diagnóstico do problema, além de prever possíveis falhas.
Confira também: Manutenção veicular: entenda a importância.