O inverno está chegando! Com as temperaturas mais baixas, o veículo pode apresentar alguns problemas. Preparamos algumas dicas de como evitar esses problemas.
Bateria
O frio exige mais da bateria do veículo. Temperaturas baixas reduzem a velocidade de reação dos componentes químicos da bateria reduzindo sua potência em relação a dias mais quentes. Algumas cuidados que podem ser tomados para evitar problemas com a bateria durante os dias frios: procure revisar o sistema de partida, verifique sempre os níveis de gasolina do reservatório de partida e o nível de carga da própria bateria.
Velas de ignição
O motorista também deve ficar atento as velas de ignição no inverno. Se o carro não pegar na primeira tentativa, não se recomenda que continue tentando, pois a ação pode causar encharcamento das velas.
O mais recomendado, nesses casos, é desligar o carro e aguardar um tempo, até que o combustível evapore por completo. Se o carro continuar não pegando, talvez seja necessária uma visita ao mecânico.
Cada fabricante recomenda um tempo diferente para a troca das velas de ignição. No entanto, a recomendação geral é realizar a troca a cada 10 mil quilômetros rodados. Se as velas apresentarem cor escura, pode indicar excesso de combustível ou presença de óleo na câmara de combustão.
Ar-condicionado
Dependendo da rigidez do inverno na sua região, muito provavelmente você passará uns bons meses sem querer ligar o ar-condicionado, o que provavelmente fará com que as borrachas de vedação fiquem ressecadas e a tubulação seja danificada. A dica é liga-lo toda semana por pelo menos 10 minutos, fazendo com que o gás circule pelos tubos lubrificando as borrachas.
Outras dicas para essa época do ano
Muitos motoristas que preferem abastecer com etanol podem encontrar dificuldades no inverno. Um carro no frio, com este combustível, pode demorar para “pegar” pela manhã. Entretanto, nem tudo está perdido e pode não ser necessário mudar para a gasolina.
Para isso, basta seguir essas duas dicas. Primeiro, confira se a gasolina do tanquinho não está velha. A gasolina tem prazo de validade e pode demorar muito para acabar quando está neste reservatório. Por isso, trocá-la pode evitar esse problema. Em segundo lugar, é recomendado misturar de 25% a 30% de gasolina junto ao etanol quando for abastecer. Não há problema algum em fazer isso com os carros flex, ao contrário do que muitos pensam. Assim, a mistura pode ajudar na economia e garantir que o carro vai ligar pela manhã.