Uma viagem tranquila e segura começa sempre com um bom planejamento. Por isso, antes de dar a partida, verifique se está tudo em ordem para a diversão não acabar antes do tempo.
Check-List
Pneus
Devem estar em boas condições e com a pressão adequada, inclusive o estepe. Consulte o manual do proprietário, onde você encontra a calibragem ideal para os pneus do seu carro. Para viajar com toda a segurança, escolha os melhores pneus e verifique se não estão “carecas”.
Freios
Verifique pastilhas, lonas, regulagem, nível do fluído e possíveis vazamentos. Não se esqueça do freio de mão, ou seu freio de segurança numa emergência.
Direção
Deve estar alinhada, com as rodas balanceadas e o amortecedor em bom estado. Confira se não está na hora de fazer um rodízio de pneus para compensar o desgaste e aumentar a estabilidade do veículo.
Faróis, Lanternas, Luzes Traseiras, Luz De Freio, Pisca-Pisca
Veja se há lâmpadas queimadas e se os faróis estão regulados. Faróis desregulados prejudicam seriamente a visibilidade da pista e a visão dos motoristas que vêm em sentido oposto. Leve fusíveis sobressalentes no porta-luvas para qualquer eventualidade. São peças baratas e fáceis de serem trocadas. Numa emergência, o fusível da luz interna pode substituir um outro, caso os fusíveis do seu carro sejam todos iguais.
Bateria e Radiador
Cheque os níveis de água lembrando que, na bateria, a água deve ser destilada. No radiador, utilize somente aditivos recomendados pelo fabricante do seu carro.
Portas
Observe se as travas, as fechaduras e os vidros estão funcionando bem. Principalmente se estiver viajando com crianças.
Suspensão
Dê atenção especial aos amortecedores. Eles devem ser trocados em torno dos 30.000 Km, ou antes, dependendo das condições de uso do carro. O diagnóstico mais seguro é o teste que fornece um gráfico de desgaste dos amortecedores. Mas se você quiser fazer um teste caseiro e relativamente eficiente, balance o carro para cima e para baixo, com força, em cima de cada roda. Se o carro balançar duas ou mais vezes depois de você largá-lo, então está na hora de trocar os amortecedores.
impadores de para-brisa
Veja se a borracha está gasta ou ressecada, se o motor funciona bem, se há água no reservatório, se o esguicho está desentupido e direcionado corretamente.
Equipamentos obrigatórios
Não se esqueça de levar triângulo de segurança, extintor de incêndio carregado, macaco, chave de roda e estepe calibrado. Procure deixar estes equipamentos sempre à mão, nunca debaixo de malas e em locais difíceis de serem retirados.
Motor – troca de óleo
Um carro bem regulado consome menos e garante sempre um bom desempenho em situações que exijam aceleração rápida do veículo. Antes de viagens longas, é aconselhável providenciar a limpeza do carburador e a regulagem do motor. IMPORTANTE: além de manter os componentes do motor livres de depósitos e corrosão, o lubrificante precisa absorver continuamente o calor sem evaporar ou perder suas características. Portanto, não se esqueça de observar o período de troca recomendado pelo fabricante e, principalmente: use apenas lubrificantes de alta qualidade. Assim, você protege o motor contra o desgaste, aumentando a performance e a vida útil do seu veículo.
Outros equipamentos
É bom ter sempre no carro caixa de ferramentas, fusíveis, correia do radiador, cabo para “chupeta”, lanterna e estojo de primeiros socorros.
Planeje as paradas nas estradas
Calculando as necessidades dos passageiros e do seu carro você organiza o tempo de forma prática e inteligente. Uma boa estratégia é coincidir as paradas para o lanchinho e banheiro com o reabastecimento, verificação dos pneus, nível do óleo e da água do radiador. Aproveite também para dar uma volta em torno do carro e examinar se tudo está em ordem. Um corte ou rachadura lateral num dos pneus, um farol quebrado, um pisca pisca danificado, o cano de escapamento caído, uma palheta de pára-brisa solta ou mesmo um vazamento podem ser reparados em paradas planejadas.
Dica
Lembre-se que um dos grandes inimigos do motorista em viagens é o cansaço. Não dirija por mais de duas horas seguidas, faça uma parada em local seguro, estique as pernas para despertar. Evite viajar à noite, que exige maior atenção pela redução de visibilidade. Evite olhar diretamente para os faróis de um carro que venha em sentido contrário. Isto pode ofuscar sua visão e causar uma cegueira momentânea, tempo suficiente para um acidente. Olhe para o lado direito procurando apoios visuais.
Use roupas confortáveis para dirigir
Roupas apertadas prejudicam a circulação. Quando se dirige, certas partes do corpo como coxas, pernas e pés não se movem. Para auxiliar a circulação do sangue nessas partes use roupas leves e folgadas. O mesmo para os sapatos, que não devem ser apertados. Evite usar chinelos ao dirigir, pois, além de serem proibidos por lei, podem prender nos pedais e causar acidentes. Se estiver sol, use protetor solar nos braços e pernas (se estiver de bermudas).
Quer receber nossas dicas, ofertas e muito mais? Inscreva-se em nossa lista.