Os pneus são partes fundamentais para o funcionamento do carro, afinal, eles são responsáveis por sustenta o veículo. Por isso, esse item precisa de uma atenção especial dos motoristas.
Um desses cuidado é com a calibragem dos pneus – a pressão incorreta dos pneus é uma das vilãs no alto consumo de combustível, além de outros fatores, como desgaste irregular ou menos durabilidade devido ao desgaste precoce.
Listamos alguns dos problemas mais comuns que a falta de calibragem ou calibragem incorreta pode causar nos veículos:
- Pneus trabalhando com baixa pressão: superaquecimento, bastante desgaste nas laterais da banda de rolagem e uma redução bastante significativa da da durabilidade. Maior consumo de combustível pois exige um maior esforço dos componentes do sistema de direção.
- A baixa pressão deixa o pneu macio, portanto a estabilidade também é prejudicada, ficando vulnerável aos buracos em terenos irregulares. Já em dias de chuva, os sulcos se fecham e prejudicam o escoamento de água, aumentando dessa forma as chances de aquaplanagem.
- Pneus trabalhando com alta pressão: a alta pressão também pode causar desgaste nos pneus, só que bem no meio da banda de rolagem, tem a sua durabilidade reduzida e o pneu fica bastante vulnerável a pancadas e cortes. Por estar bastante firme, afeta ainda o conforto ao rodar.
Dicas para calibras os pneus do veículo corretamente:
- Sempre use a pressão recomendada pelo fabricante do seu veículo. Normalmente essa informação pode ser encontrada facilmente no manual do carro e, em alguns casos, na porta do motorista.
- Priorize calibrar os pneus quando eles ainda se encontram frios, antes de percorrer mais do que 2 ou 3 km, em alta velocidade. Isso porque a pressão interna dos pneus cresce com o aumento da temperatura e isso influenciará na calibragem correta.
- Sempre que realizar o rodízio de pneus do seu veículo, não deixe de calibrá-los.
- O estepe também deve ser calibrado, mesmo que pouco usado, pois ele deve estar sempre pronto para eventuais emergências.
Fique atento, se os pneus forem calibrados de forma errada podem fazer com que o veículo perca eficiência de rodagem e isso pode até acabar em acidente.