Visando regular o tráfego terrestre de pessoas e veículos do território brasileiro, foi criado o Código de Trânsito Brasileiro. Sancionada em 1997, a lei 9.503 determina a composição e competências do Sistema Nacional de Trânsito e as normas para circulação e conduta. É importante lembrar que todo cidadão precisa conhecer seus direitos e deveres para assegurar um trânsito melhor para toda a sociedade.
Quando tiramos a nossa Carteira Nacional de Habilitação, ficamos bastante preocupados em aprender aspectos como as placas e seus significados, além de entender pelo menos o básico a respeito das leis, para passar nos exames. Mais do que usar esse conhecimento em provas, é importante usar esse conhecimento no dia a dia. Infelizmente, muitos de nós acabamos esquecendo de coisas básicas, ou desconsideramos de propósito as leis. O resultado dessa despreocupação com a lei pode ser desastroso: acidentes, perdas materiais, danos físicos, multas e mortes. Por isso é muito importante respeitarmos a legislação de trânsito. O Brasil é o quinto país com maior número de óbitos em acidentes de trânsito segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Infrações mais comuns do Brasil

  1. Excesso de Velocidade

Nos primeiros oito meses de 2018 foram registradas cerca de 35 milhões de multas por excesso de velocidade. Dessas mais de 19 milhões eram com velocidade superior à máxima permitida em até 20%. O excesso de velocidade está entre as infrações que mais matam.

  1. Transitar em local ou horário não permitido

Se está pensando em viajar para cidades em que há o rodízio de veículos, é bom levar em conta se o rodízio não afeta o seu veículo.

  1. Uso de celular ao volante

Alguns carros possuem tecnologia que permite ao motorista fazer uso do celular sem necessariamente tocar no aparelho. Mesmo nessas condições, a atenção do motorista fica comprometida. Escrever mensagens de texto ao volante pode ser tão perigoso quanto dirigir embriagado.

  1. Avançar o sinal vermelho

Você está se aproximando do semáforo, vê que a sinalização é amarela. Então aperta o acelerador e tenta passar o mais rápido possível. Quando cruza o semáforo, ele já está vermelho. Nessas condições, você acabou de cometer uma infração de trânsito e pode receber uma multa. Algumas cidades possuem sistemas de fiscalização eletrônica em semáforo. Fique atento!

  1. Uso de cinto de segurança

Apesar de muitas campanhas educativas serem realizadas, ainda existem motoristas que não possuem o hábito de usar o cinto de segurança. É importante lembrar que todas as pessoas dentro do carro devem fazer uso desse item de segurança, mesmo as que estão no banco de trás do veículo.

  1. Estacionamento em desacordo com a regulamentação

Existem muitas vagas que são reservadas a pessoas com deficiência, idosos ou táxis. Essas vagas são regulamentadas. Para fazer uso delas é necessário fazer um cadastro no órgão responsável, recebendo alguma forma de identificar que o veículo pode estacionar nessas vagas. Se não for desse modo, é uma infração de trânsito e o condutor pode receber uma multa.

  1. Estacionar em local proibido

Alguns motoristas estacionam o carro em local sinalizado como proibido com o pisca alerta ligado. Talvez pensem: “vai ser uma parada rápida”. A verdade é que isso é uma infração de trânsito. Algumas vias têm a indicação de que é proibido parar e estacionar. Também há motoristas que param na calçada. Em todos esses locais não e permitido estacionar nem mesmo por pouco tempo! Tome cuidado para não cair na tentação e acabar sendo “presenteado” com uma multa.

  1. Não acender faróis ao andar em túneis

Quando vai a grandes cidades ou ao realizar uma viagem, pode ser que se depare com um túnel. Não esqueça de manter os faróis baixos ligados. Veicular por túneis sem o farol baixo aceso é uma infração.

  1. Ultrapassagem em local proibido

Ainda é muito comum motoristas tentarem ultrapassagens em locais proibidos. Nas estradas pode haver placas indicando esses locais, além da sinalização de solo com faixa dupla contínua ou simples contínua. Ultrapassar nesses pontos coloca em risco a sua vida e a vida de todos no veículo. Também é uma infração gravíssima que pesará em seu bolso caso seja multado.

  1. Licenciamento vencido

Alguns proprietários de veículos acabam se esquecendo de verificar a data do licenciamento. Quando se dão conta, o prazo para o pagamento já passou e o veículo está rodando irregularmente. Esse esquecimento pode gerar, multa e apreensão do veículo. Depois virão as despesas para retirar o veículo do pátio. Vale a pena criar algum método para evitar o esquecimento da data de pagamento do licenciamento. Uma boa ideia talvez seja criar um lembrete no celular, ou lançar a data de pagamento em calendários ou aplicativos de gestão financeira.

  1. Deixar de dar preferência aos pedestres

A regra de que o menor sempre tem a preferência não funciona em muitos casos. Deixar de dar preferência aos pedestres é uma infração grave no código de trânsito brasileiro. Quando um pedestre inicia a travessia, os condutores de veículos devem permitir que o pedestre conclua a travessia com segurança.

  1. Atravessar na faixa de pedestres

Deixar de atravessar na faixa de pedestres quando existe uma a menos de 50 metros também é uma infração de trânsito de natureza grave. Embora seja raro saber que alguém foi multado por essa conduta, é comum observar essa infração nas cidades. É importante ressaltar que é papel de todos os cidadãos respeitar as leis de trânsito, inclusive dos pedestres.

Conheça todas as infrações de trânsito e faça a sua parte

Todos os cidadãos precisam conhecer e seguir as leis. Podemos obter informações atualizadas sobre as infrações de trânsito no site do Detran – SP. No site, você pode ver as infrações agrupadas por nível de gravidade: infrações leves, médias, graves e gravíssimas. Também pode verificar qual é o valor da multa ou fatores de multiplicação que são cabíveis. Você pode verificar a lei 9.503/97 no site do Planalto e, também, o site do Ministério da Infraestrutura para saber mais sobre as Resoluções do Contran.
Tem alguma outra infração que acha importante de ser mencionada? Deixe seu comentário!

Referências:
https://blog.rodobens.com.br/infra%C3%A7%C3%B5es-de-tr%C3%A2nsito-5-cuidados-para-evitar-multas

http://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/cidadao/infracoes/servicos/consultaTabelaInfracoes

https://jornaldocarro.estadao.com.br/servicos/multas-de-transito-mais-comuns/

https://www.maiscredit.com.br/blog/10-infracoes-de-transito-mais-comuns/

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9503.htm

https://detran.to.gov.br/legislacao/resolucoes/resolucoes-do-contran/

https://icetran.com.br/blog/a-importancia-da-faixa-de-pedestres/

 

 

Precisa de ajuda? Converse conosco
Entendo que vou abrir uma nova janela de conversa e autorizo o uso dos Cookies para armazenamento de minhas preferências.

Cadastre-se para receber ofertas e dicas para

seu veículo em seu e-mail.

Parabéns! Você receberá todas nossas novidades ;)