Nada como aproveitar o ar condicionado do carro para se refrescar ou se esquentar durante uma viagem, ou passeio, não é mesmo?

Porém, o que não é nada legal, é quando o ar vem com um cheiro nada agradável.

Além do mau cheiro, é bem provável que esse ar lançado no interior do veículo esteja levando uma quantidade enorme de fungos e bactérias.

No entanto, antes de explicar como evitar esse odor desagradável e chuva de micro-organismos, vamos vamos falar um pouco como o seu ar-condicionado funciona.

 

Peças de um ar-condicionado automotivo

Na maioria dos carros, o sistema de ar, quente e frio, fica instalado abaixo do painel, assim como aqueles sistemas que apenas ventilam o ar, sem mudar a temperatura.

Um sistema básico de refrigeração é composto por evaporador/ventoinha, compressor, condensador, válvula de expansão, filtro de cabine e medidores de pressão e temperatura.

Todas as peças e equipamentos são unidos por tubulações que transportam fluído refrigerante e óleo lubrificante por todo o sistema.

Veja como cada componente funciona

 

Evaporador/ventilador:

Ao passar pelo evaporador o fluido refrigerante, que está em forma de vapor a baixa pressão e temperatura, absorve calor do ar externo ao carro, ou reciclado de dentro dele, virando líquido a baixa pressão e retornando um ar resfriado para dentro do carro.

O ventilador ajuda a empurrar esse ar resfriado para dentro do veículo.

Compressor

Uma vez que o fluido chega do evaporador a baixa pressão, a função do compressor é aumentar essa pressão na linha, geralmente é acionado por uma embreagem ligada ao motor.

No entanto, é comum ouvir que não se pode ligar o ar quando o motor está em altas rotações, pois o compressor pode sofrer tranco e estregar. Porém, o compressor não sofre tranco, justamente por existir uma embreagem que acopla e desacopla em qualquer rotação.

Condensador ou Radiador

Responsável por receber a linha de vapor a alta pressão e transforma em líquido, mantendo a pressão elevada.

Ventoinha

A ventoinha ajuda a puxar o ar externo que passa na superfície do radiador.

Válvula de expansão/ tubo capilar

Após sair do secador o líquido em alta pressão chega à válvula de expansão onde se transforma em vapor a baixa pressão e baixa temperatura. Voltando para o evaporador e repetindo o ciclo.

Filtro de ade cabine

O filtro de cabine evita que impurezas da rua entrem no veículo, além de evitar cheiros ruins.

E não! Filtro de ar e filtro de cabine não são a mesma coisa.

Filtro de ar faz parte do motor e impede que impurezas entrem e danifiquem o motor, já o filtro de cabine, como explicado, faz parte do sistema de ar condicionado. No entanto, a finalidade dos dois é a mesma, impedir a entrada de partículas. 

Resumindo, o sistema funciona de duas maneiras.

Caso a intenção seja aumentar a temperatura dentro do carro, o fluido irá perder calor para ar e ficará mais quente e esquentará o interior do veículo.

Entendido como funciona o sistema do ar condicionado, vamos falar um pouco sobre limpeza e manutenção.

Manutenção do ar condicionado

Assim como qualquer equipamento e peça do seu veículo, o ar-condicionado também necessita de manutenção.

No caso desse sistema, existe um prazo para essa manutenção que já vem especificado no manual do veículo. Sendo que a média costuma ser de seis meses ou 30 mil quilômetros, o que ocorrer primeiro.

Porém, alguns sinais podem indicar o momento certo da manutenção. São eles: lentidão para resfriar o interior do carro, mau cheiro e irritação das vias nasais dos ocupantes.

Deixar de fazer a manutenção, pode representar grande perigo para a você e sua família, por isso é importante ficar atento a esses sinais.

 

Mau cheiro e Higienização

Um dos principais fatores que contribuem para que o mau cheiro se instale no ar-condicionado do seu veículo é o acúmulo de folhas no interior da caixa de ar.

Isso acontece, principalmente, com veículos que ficam estacionados embaixo das árvores.

As folhas que caem pelas entradas de ar na parte superior do capô acabam apodrecendo e liberando odores desagradáveis.

Além disso, também contribuem para a formação de colônias de bactérias sobre a superfície do evaporador.

Quando não fazemos a higienização correta do ar condicionado do nosso veículo, estamos abrindo espaço para a proliferação de fungos, ácaros e bactérias.

A formação de colônias de bactéria sobre a superfície do evaporador, formado por restos e resíduos orgânicos. Sendo essa, uma região quente e úmida, o crescimento de bactérias é favorecido.

Os fungos também adoram o ar-condicionado dos veículos, principalmente por ser um local fechado.

Mais do que o ar, eles adoram o interior do veículo, uma vez que locais porosos como carpetes e estofados são perfeitos para eles se alojarem.

Portanto, mantenha o seu veículo sempre higienizado e limpo, está na lista dos principais cuidados que você deve ter com o seu carro diariamente.

Como tirar o mau cheiro

Para quem está sofrendo com mau cheiro dentro do veículo, a recomendação é procurar por um profissional para trocar o filtro de cabine e fazer a limpeza necessária.

Outra dica é usar fazer a higienização do sistema com um spray nebulizador que circula dentro dos tubos e elimina os odores. Alguns também possuem efeito bactericida.

Como evitar o mau cheiro

Após fazer a limpeza e se livrar do mau cheiro, chegou a hora de aprender como garantir não volte!

Primeiramente, não se esqueça de fazer a troca dos filtros conforme recomendado ou a qualquer sinal de que há algo diferente com o ar.

Outra dica importante é desligar o ar 5 a 10 minutos antes de chegar ao seu destino.

Deixe apenas o ventilador ligado, isso ajuda a secar as gotas de condensação que ficam nos dutos reduzindo a umidade, e consequentemente a proliferação de fungos e bactérias dentro do sistema.

Fique de olho onde estaciona e evite parar embaixo de árvores que soltem folhas e limpe sempre a entrada de ar do seu carro.

Fazer a limpeza interna da saída de ar também é importante, no entanto, tenha certeza que o produto não irá danificar o seu veículo, também use pinceis macios para retirar a poeira que possa acumular nas saídas de ar.

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