Você sabe para que serve a embreagem de seu veículo? A sua função principal é efetuar a transmissão do movimento do motor para o câmbio, facilitando o engate das marchas. Assim, a embreagem é fundamental para a mobilidade automotiva e precisa de alguns cuidados para evitar o desgaste ou quebra.

Veja pelo menos 6 dicas para cuidar bem do seu carro:

1) Evite segurar o carro na embreagem

Pode até parecer que você é um habilidoso motorista, mas a verdade é que segurar o carro na embreagem em subidas e planos inclinados desgasta desnecessariamente a embreagem. Faça uso do freio de estacionamento, o freio de mão, para evitar o desgaste desnecessário.

2) Ao parar evite ficar com o pé pressionando a embreagem

Quando paramos em algum semáforo e vamos ficar um bom tempo esperando, alguns tem o hábito de manter o pé pressionando a embreagem. O resultado é que isso pode resultar em desgaste do sistema de embreagem. O conselho é deixar o carro em ponto morto.

3) Descansar o pé no pedal da embreagem

Se você tem o hábito de manter o pé sobre o pedal de embreagem, isso também pode gerar um desgaste do disco. Evite essa prática.

4) Sair com a segunda ou a terceira marcha engatada

Sair com o carro na marcha errada também gera desgaste do disco. Use sempre a primeira marcha para colocar o carro em movimento.

5) Realize as trocas de marcha corretamente

Ao aumentar e reduzir a velocidade, troque de marcha gradativamente e de acordo com as orientações do fabricante para a rotação do motor. Trocar de marcha na hora correta faz com que o sistema de embreagem trabalhe suavemente.

6) Acerte o tempo

Usar o acelerador e a embreagem é uma habilidade importante para evitar o desgaste do sistema. Se acelerar o carro e soltar pouco a embreagem,  poderá “queimar” a embreagem. Além de estragar a embreagem, o consumo de combustível aumenta.

Recomendações para manutenção

Seguindo essas dicas, você aumentará a vida útil de sua embreagem. Naturalmente, chegará o momento em que será necessário realizar a substituição de itens do sistema. Se tudo estiver em ordem, é comum as peças durarem mais de 100 mil km. No entanto, fique atento aos sinais que o carro apresenta e siga as recomendações do manual de proprietário do veículo.

Este são alguns sinais que podem indicar que é hora da revisão:

  1. Pedal duro, que indica problemas no cabo ou sistema hidráulico de acionamento;
  2. Embreagem patinando, que pode ser causada por desgaste acentuado ou vazamentos de óleo;
  3. Ruído excessivo, que representa montagem malfeita, desgaste ou quebra de componentes;
  4. Trepidação geralmente causada por desgaste irregular ou afrouxamento das peças;
  5. Embreagem travada, geralmente ocasionada pelo fim da vida útil dos rolamentos.

Consulte seu mecânico de confiança toda vez que perceber algum desses sinais. Lembre-se que na Autopeças Berimbau você tem a sua disposição o maior estoque de peças da região. Obter um orçamento é muito simples e existem muitos canais para solicitar seu orçamento. Poderá usar nosso site na página de orçamentos, enviar uma mensagem pelo WhatsApp, ou ligar (14) 3811-3719

Referências:

https://www.terra.com.br/economia/carros-motos/meu-automovel/cuidados-com-a-embreagem-evitam-desgaste-precoce,08cf5f6f62013410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html

http://blog.fras-le.com/manutencao-de-embreagem/

Precisa de ajuda? Converse conosco
Entendo que vou abrir uma nova janela de conversa e autorizo o uso dos Cookies para armazenamento de minhas preferências.

Cadastre-se para receber ofertas e dicas para

seu veículo em seu e-mail.

Parabéns! Você receberá todas nossas novidades ;)