Sem dúvidas os bancos do carro são os itens que mais dão trabalho para manter limpos e bem conservados.
Isso porque é uma das partes que mais ficam expostas e entram em contato direto com as pessoas que entram e saem do veículo. Recebendo toda a sujeira que possa estar na roupa ou objetos dos passageiros.
Além disso, os estofados são ótimos acumuladores de ácaros e bactérias que causam doenças. Portanto, é fundamental manter essa parte do carro confortável limpa e com boa aparência.
Por isso, trouxemos 5 dicas para você cuidar dos bancos do carro, confira!
Tipos de bancos automotivos
Antes de entrarmos nas dicas de cuidados com os bancos automotivos, é importante conhecer os tipos de bancos oferecidos no mercado e escolher o que melhor se adapta ao seu perfil.
Bancos automotivos de couro animal
O mais polêmico entre eles, é o banco de couro animal e como o próprio nome já diz, é um banco confeccionado com couro de origem animal.
A pele é curtida e preservada da putrefação e se transforma em um revestimento nobre e resistente.
No entanto, como todos os materiais, ele tem suas vantagens e desvantagens.
Vantagens
Apesar de ser um material nobre, o couro animal é simples de se higienizar e não absorve líquidos quando são derramados e não acumulam sujeira.
Impedindo a proliferação de micro-organismos como ácaros e fungos. Além disso, esse tipo de revestimento não tem tendencia a desenvolver odores desagradáveis, justamente por sua fácil higienização.
Desvantagens
Sua principal desvantagem é o quesito preço. O valor é mais elevado se comparado com os outros materiais. Além disso, este material costuma ressecar com mais facilidade e deve receber hidratação a cada 3 ou 6 meses de uso.
Bancos automotivos de couro sintético
O couro sintético foi desenvolvido para imitar o couro animal, principalmente em sua parecência. É possível colocar bancos compostos interamente por materiais sintéticos ou pode receber um parcela de couro legítimo também.
Vantagens
Sua principal vantagem é que ele é considerado um material ecológico, sendo uma ótima opção para quem deseja ter um banco de couro, mas sem deixar de ser sustentável.
Outra vantagem é que este material é mais barato que o couro original, chegando a ser até 40% menor
A facilidade na limpeza desse tipo de revestimento é mais uma de suas vantagens. Basta utilizar um pano úmido para higienizá-lo.
Desvantagens
Mesmo que na aparência esse tipo de banco seja muito parecido com o couro original, o material sintético esquenta muito mais.
O que pode torna-lo muito desconfortável, em dias muito quentes. Além disso, uma das suas maiores desvantagens é a durabilidade. Não é um material tão resistente e costuma rasgar com facilidade.
Bancos automotivos de tecido
O mais comum entre os bancos automotivos é o de tecido. Sendo o seu preço, o maior responsável por toda essa popularidade.
Vantagens
O banco de tecido é muito confortável e agradável em qualquer temperatura. Outra vantagem é que seu reparo, em geral, são mais simples do que nos outros, o que indica menos gasto a médio e longo prazo. Podemos também ressaltar que esse material pode ser submetido a uma higienização profissional. O que pode fazer com que ele pareça novo de novo.
Desvantagens
A maior desvantagem do banco de tecido é o fato dele acumular mais sujeira do que os outros, o que facilita a proliferação de micro-organismos como ácaros. O que consequentemente pode causar mau odor.
Além disso, ele possui maior facilidade em absorver a umidade do ar ou qualquer líquido que caia em sua superfície, o que pode facilitar o desenvolvimento de mofo.
Agora que você já conhece os tipos de bancos automotivos, chegou a hora de conferir as dicas para aumentar a vida útil deles.
Cuidados com os bancos automotivos
1- Tenha um aspirador de pó sempre por perto
Independente do tipo de banco que você tenha em seu veículo, use e abuse do aspirador de pó.
É indicado aspirar a sujeira antes de todos os procedimentos, uma vez por semana ou a cada quinze dias. Comece do centro para fora e capriche nos cantinhos que tendem a acumular poeira.
Uma dica legal é comprar um daqueles aspiradores automotivos. Eles podem ser ligados no próprio carro, através de um cabo que se conecta ao acendedor de cigarros. Pequeno, não esquenta e é ideal para áreas de difícil acesso, como a junção dos bancos do carro.
Além dos bancos, você pode aproveitar e dar um trato nos tapetes na hora da limpeza.
2- Capas para bancos
Apesar de não ser apreciado por muitos motoristas, o fato de cobrir os bancos com capa, pode ajudar na conservação do banco do seu veículo.
Capas podem aumentar e muito a vida útil do seu banco, pois ela impede o atrito entre os ocupantes e o estofado. Esse atrito pode fazer que o banco rasgue com o tempo.
Além disso, as capas impedem o contato com a sujeira ou possível derramamento de líquido que possa acontecer. As capas são ótimas para quem possui crianças pequenas ou costuma transportar animais.
3- Evite o sol
É isso mesmo, sempre que possível evite parar o seu veículo no sol quente.
O calor ajuda a danificar o couro, natural e sintético, e enfraquece as fibras do banco de tecido que pode rasar com muito mais facilidade por conta disso.
Além disso, o sol também pode colaborar para o aparecimento de manchas desbotadas no banco.
4- Lavagem a vapor
Para quem quer recuperar aquele cheirinho de carro novo, a dica é fazer uma lavagem a vapor no estofado.
Se tiver o aparelho de limpeza em casar, você pode fazer a limpeza sem problemas. O importante é pesquisar e verificar se o material do seu banco pode receber esse tipo de limpeza.
No entanto, não é difícil encontrar empresas especializadas que efetuam o serviço e deixam o seu veículo com aparência de recém-saído da concessionária.
Além de deixar o carro com carinha de novo, a lavagem a vapor também é ótima para higienizar todo o interior do seu veículo.
5- Fique de olho no mecanismo
Muitas pessoas, a maioria, se esquece que embaixo do banco, principalmente do motorista e passageiro dianteiro, existe um mecanismo que possibilita o ajuste do banco, para frente e para trás.
E é muito importante manter esse mecanismo sempre limpo e lubrificado.
Assim você evita os barulhos chatos que aparecem com o tempo e aumenta a vida útil de parafusos e peças que ficam escondidinhas e nunca são lembadas.
Cuide bem dos bancos do seu veículo e
Gostou desse artigo? Então, fique de olho em nosso blog para receber muito mais informação sobre o mundo automotivo.
Precisa de peças para o seu veículo? Peça um orçamento