Para quem pensa que ser um bom mecânico é preciso ter apenas conhecimentos técnicos, está muito enganado.
Hoje em dia, esse profissional precisa de muitas outras habilidades para crescer ou até mesmo se manter competitivo no mercado.
Se você já trabalha na área, ou está pensando em trabalhar, confira 5 coisas que um bom mecânico deve fazer.
Um bom mecânico deve estar sempre atualizado
Já se foi o tempo em que era preciso desmontar peça por peça do motor para encontrar o problema.
Atualmente, é comum encontrar diversos tipos de aparelhos tecnológicos que auxiliam no diagnóstico dos problemas que um carro pode apresentar.
Além disso, é comum que os modelos de motores, peças e mecanismos sofram alterações e atualizações em espaços curtos de tempo.
Por isso, um bom mecânico deve estar antenado com as atualizações do mercado automotivo.
Evitando assim, que seus clientes procurem por outros profissionais que tenham esse diferencial.
Um bom mecânico é um mecânico organizado
É fato que está cada vez mais raro encontrar aquelas oficinas mecânicas com as quais estávamos acostumados, cheias de peças pelo chão, graxa na parede e ferramentas por toda a parte.
Isso é reflexo de um cliente muito mais exigente, atento aos detalhes e com poder de escolha, já que oficinas mecânicas não são tão difíceis de encontrar.
Portanto, para ser um bom mecânico é necessário criar diferenciais atrativos, que vão além de uma boa qualificação técnica.
Manter um ambiente receptivo pode fazer de você um profissional muito mais atraente.
Além disso, a organização agiliza todo o trabalho, já que será fácil encontrar a ferramenta correta para a execução de um trabalho.
Desenvolver a habilidade de comunicação.
Clareza e confiança! É isso que você transmite ao seu cliente quando consegue desenvolver a habilidade de comunicação.
O que é extremamente importante para todo e qualquer profissional, independente da área de atuação.
Já que é no momento do atendimento que muitas vezes você ganha ou perde um possível cliente.
Falar de maneira correta, explicar todos os detalhes, tirar qualquer dúvida que o cliente possa ter, ser simpático e cordial, são alguns dos detalhes que podem interferir diretamente na decisão de compra do consumidor.
Ser honesto com os clientes
Nem deveria fazer parte dessa lista, porém é necessário falar sobre isso.
Não adianta ser bom tecnicamente e saber vender o seu serviço, se não for honesto com os seus clientes.
Fazer serviços desnecessários, usar peças falsificadas ou de procedência duvidosa, fazer falsos diagnósticos e superfaturar a mão de obra são pontos extremamente negativos.
E acredite, o cliente sempre descobre! Pode demorar, mas descobre.
Então, procure sempre ter cuidado com os seus fornecedores e seja o mais justo possível na hora de cobrar por um serviço.
Isso fará com que você consiga fidelizar um cliente, além de ser grande a possibilidade de ganhar outros clientes através de indicações.
O famoso boca a boca!
Desenvolver a gestão de tempo
Uma vez que você consiga fazer tudo o foi citado até aqui, a gestão do tempo se torna ainda mais fácil.
Pois, você não irá perder tempo com diagnósticos, pesquisas e orçamentos impossíveis de serem aprovados pelo cliente.
Além disso, a gestão de tempo é extremamente importante para que você consiga manter um fluxo de trabalho confortável.
O ideal é fazer um planejamento e gestão através de softwares para que você consiga identificar quais problemas e situações demandam de mais e menos tempo para serem realizadas.
Assim, você conseguirá dar uma previsão mais assertiva para o seu cliente de quanto tempo ele ficará sem o veículo, fugindo do padrão que costumamos encontrar na maioria das oficinas, que sempre atrasam e acabam perdendo a reputação.
Enfim, no mundo automotivo, esses pequenos detalhes transformam um mecânico em um bom mecânico.