Regular o espelho retrovisor do carro pode parecer algo bem simples, mas é necessária muita atenção do motorista. Afinal, os espelhos retrovisores são peças fundamentais para que se consiga visualizar os outros veículos e pedestres que estão fora do alcance da visão.

No entanto, muitas pessoas não sabem como fazer essa regulagem da maneira correta. Normalmente, ignoramos alguns detalhes importantes como os “pontos cegos” e até mesmo a nossa postura na direção.

A falta de atenção com esses detalhes, pode fazer com que o motorista demore para perceber a presença de um motoqueiro, ciclista, pedestre e até mesmo outro veículo. Com isso, o condutor também tem o  reflexo prejudicado, o que pode causar acidentes graves.

Se você tem alguma dúvida ou quer garantir que está fazendo a regulagem do jeito certo, confira as dicas que separamos para você.

Antes de regular o espelho retrovisor.

Antes de mais nada, você deve conhecer e entender para que serve cada retrovisor.

Normalmente, os carros possuem três retrovisores, dois nas laterais e outro no centro do vidro frontal do veículo. Já as motos, possuem apenas dois espelhos retrovisores, um de cada lado.

Nos carros, o retrovisor interno, serve para visualizar o tráfego atrás do veículo. Enquanto os retrovisores os externos, são para visualizar o tráfego nas pistas laterais e são essenciais para que consigamos ter noção de espaço e de tráfego enquanto estamos dirigindo.

Outra coisa importante que devemos fazer, antes mesmo de começar a regular os espelhos, é ajustar o banco e o volante.

Tenha a certeza de que seus pés alcancem os pedais de maneira confortável, e que consiga fazer todos os movimentos necessários para controlar o volante.

Verifique se, nessa posição, é possível enxergar todos os espelhos retrovisores, sem que seja necessário se movimentar muito para isso.

Quem nunca viu alguém se debruçando sobre o volante, só para dar aquela conferida no retrovisor externo?

Isso causa um atraso enorme no reflexo do motorista, e consequentemente, pode causar acidentes.

 

Regulando o espelho retrovisor interno.

Após regular o banco e volante, comece ajustando o espelho retrovisor interno.

Com o espelho retrovisor interno, você deve ser capaz de visualizar a maior parte de via traseira, portanto, quanto maior a área de visão que você tiver do vidro traseiro, melhor.

Alguns retrovisores internos, podem “enganar” por conta da altura do veículo, por isso, mesmo com o retrovisor regulado, preste atenção ao sair e ao estacionar o veículo, certifique-se que não há nenhuma criança, pedestre ou moto atrás do carro.

Garanta que não existe nenhum objeto tampando o vidro traseiro, mesmo que seja apenas nas laterais. Isso diminui o campo de visão.

 

Regulando os retrovisores externos.

Antes de mais nada, confira a posição do banco e do volante, como já comentamos, o motorista deve estar em uma posição confortável.

Primeiramente, regule o espelho retrovisor do lado direito, tente não abaixar ou levantar demais a cabeça, e nem vire demais o corpo.

Apesar de muitos veículos já possuírem mecanismos internos que facilitam a movimentação dos espelhos, alguns modelos ainda são manuais, nesse caso, peça ajuda de alguém.

Preste atenção o quanto do seu veículo você está enxergando, caso esteja vendo muito da traseira do seu carro, você deve regular o espelho para fora. O ideal é ter a visão apenas o final do seu veículo, e uma visão mais ampla da via na qual está trafegando.

Da mesma forma, devemos observar a altura a qual temos visão, deve ser uma altura média, nem muito para baixo nem muito para cima.

Em alguns casos, é necessário colocar o espelho voltado para baixo para conseguir estacionar. Quando isso acontecer, não se esqueça de voltar o espelho retrovisor para a posição correta.

Faça esse mesmo ajuste no retrovisor do lado esquerdo, sempre tentando ficar na posição que costuma dirigir. Isso ajuda a evitar que precise ficar fazendo “contorcionismo” para enxergar os espelhos.

Ponto Cego

Com os três retrovisores regulados de maneira correta, você consegue diminuir os chamados “pontos cegos”.

São aqueles pontos específicos, nos quais o motorista perde a visão da área traseira ou da lateral do veículo.

Quanto menor forem os pontos cegos, mais fácil será para perceber a aproximação de motos, pedestres ou outros veículos.

Essas dicas também servem para a regulagem dos espelhos da moto.

Para finalizar, uma última dica, é não andar com espelhos retrovisores trincados ou quebrados.

Além de prejudicar a visão, também é considerado uma infração de trânsito, uma vez que o espelho retrovisor é considerado um item obrigatório. Segundo artigo 230 do código de trânsito Brasileiro, andar sem o espelho retrovisor, ou com algum deles danificado, é considerado uma infração grave.

Confira outras dicas de como evitar os pontos cegos.

 

 

Referências:

https://autopapo.com.br/noticia/pontos-cegos-regular-os-retrovisores/

https://www.nadirecaocerta.com.br/blog/materias/dicas-para-ajustar-corretamente-o-banco-e-os-retrovisores-do-carro-e-evitar-o-ponto-cego

 

Precisa de ajuda? Converse conosco
Entendo que vou abrir uma nova janela de conversa e autorizo o uso dos Cookies para armazenamento de minhas preferências.

Cadastre-se para receber ofertas e dicas para

seu veículo em seu e-mail.

Parabéns! Você receberá todas nossas novidades ;)