Você possui uma oficina mecânica?
Sem dúvidas é um dos negócios mais rentáveis. Afinal, a maioria das pessoas utiliza de carros e motos para se locomoverem.
Com isso, uma oficina mecânica não parece nada difícil de tocar. Afinal, cliente é o que não falta não é mesmo?
Não! Pensar assim pode prejudicar e até mesmo enterrar o seu negócio.
Por isso, trouxemos um guia com 5 questões que devem ser sempre analisadas e cuidadas por qualquer profissional que tenha ou deseje abrir seu próprio negócio no mundo automotivo.
1. Cuide bem das suas finanças
Qualquer negócio nasce para dar lucro. E quando isso não acontece, o sonho pode virar pesadelo.
É por isso que este é o primeiro tópico do guia de como manter a sua oficina rentável.
Alguns passos são essenciais para manter a saúde financeira em dia, tornar o negócio lucrativo e honrar os compromissos financeiros:
- Controle o fluxo financeiro: Abra e feche o caixa diariamente para não acumular trabalho e conseguir identificar e resolver possíveis incoerências o mais rápido possível;
- Acompanhe o faturamento: Assim fica mais fácil identificar crescimentos e quedas de ganhos;
- Controle os custos fixos: Busque e identifique todas as despesas que podem ser reduzidas;
- Não misture gastos pessoais com o dinheiro da empresa: Mesmo que você seja o único dono do negócio, faça o cálculo do pró-labore e tenha um salário fixo;
- Faça um planejamento financeiro: Analise a situação atual do seu negócio e realize uma projeção de vendas e gastos. Só assim você saberá o quanto falta para atingir os objetivos da empresa (como a contratação de um colaborador) e as metas do empreendedor (por exemplo, aumentar o salário).
Para conseguir esse controle total das suas finanças, você pode utilizar de aplicativos e softwares disponíveis no mercado especializados em controle financeiro e administração de empresas.
Contudo, é interessante que você desenvolva suas habilidades através de cursos voltados a micro e médios empreendedores.
2. Fidelize seus clientes
Para qualquer empresa, o foco deve ser atrair e manter clientes.
Portanto, construa um atendimento ao cliente de excelência para garantir que eles voltem e tragam mais pessoas para o sua oficina.
Ganhe a confiança do seu cliente oferecendo um serviço e peças de qualidade, pois, se ele gostar e passar a confiar em você, é bem provável que ele te procure sempre que precisar.
Carro não é igual roupa, por isso, quando alguém encontra um mecânico de confiança não o troca por nada, nem mesmo por preços menores.
Para isso, você pode pensar em programas de fidelidade ou recompensa por cada vez que o cliente volte à sua oficina.
Ofereça serviços diferenciados que mostrem que você se interessa pelo seu cliente. Mande lembretes para que ele saiba que chegou a hora de fazer a troca de óleo, ou que está na hora de fazer a revisão preventiva. São detalhes que fazem com que o cliente se sinta único e bem cuidado.
Outra estratégia interessante, é dar garantia de tempo ou quilômetros rodados para os seus clientes. Isso irá mostrar que você confia no seu serviço e transmite segurança para quem está consumindo o seu serviço.
Quando há a fidelização, fica ainda mais fácil conseguir o tão sonhado marketing boca a boca. Que ainda hoje, é a melhor propaganda para os negócios.
Cliente satisfeito gosta de compartilhar sua satisfação e indicar para as pessoas próximas. Contudo, o contrário também é verdadeiro, e tende a acontecer com mais intensidade.
Portanto, cuide bem dos seus clientes para que assim, você consiga atrair cada vez mais.
Uma dica legal, é procurar por uma agência especializada em comunicação para te ajudar nesse processo.
3. Fidelize o seu cliente interno da sua oficina
Além de criar uma boa relação com os seus clientes, que consomem os seus serviços, é importante construir uma equipe sólida e satisfeita com o ambiente de trabalho.
No entanto, isso pode ser muito difícil de conseguir quando você tem uma alta taxa de rotatividade de funcionários, afinal pode esbarrar em trabalhadores inexperientes, que precisam ser guiados para desenvolver um serviço no nível da sua empresa.
Manter seus colaboradores satisfeitos reduz a rotatividade e faz com que eles se sintam parte de uma equipe, e que vistam a camisa da empresa e se tornem os maiores defensores do seu negócio.
Para isso, procure manter o salário em dia e ofereça benefícios se possível.
Dixe claro que o seu sucesso é o sucesso de toda a equipe e que todos serão recompensados pelos bons resultados.
Além disso, ofereça treinamento constante e dê a oportunidade de crescimento dentro da sua oficina.
4. Aprenda a cobrar pelo serviço oferecido
Este tópico é fundamental no entendimento de como manter uma oficina rentável. Afinal, é o que a faz sobreviver.
Para isso, é importante fazer uma pesquisa de mercado para descobrir quanto as oficinas da sua região estão cobrando pelos mesmos serviços.
Embora possa parecer que preço abaixo da média do mercado é uma boa estratégia para atrair clientes, a verdade é que, na cabeça do dono do carro, deixar seu veículo nas mãos da oficina mais barata da cidade, não parece um bom negócio.
Preços muito baixos, podem passar a impressão de que os serviços e peças usadas são de baixa qualidade. Mas fique atento, ser a mecânica com os preços mais altos da cidade, também pode atrapalhar a atração de clientes.
Então, na hora de colocar preço no seu trabalho, verifique se os valores estão realmente de acordo com o que você oferece.
Você sabe melhor do que ninguém quais são seus pontos positivos, qual é o seu principal diferencial e o que você realmente pode oferecer ao seu cliente.
Explore os seus diferenciais e coloque um preço justo em cima.
Para te ajudar a precificar os serviços oferecidos em sua oficina, vale a pena analisar 3 questões:
- Seus preços realmente refletem a qualidade do seu trabalho;
- Os valores que você oferece estão dentro da média praticada no mercado;
- Você está atingindo a margem de lucro que deseja e definiu para seu negócio;
Com essa análise, é possível determinar se você precisa, e pode, aumentar seu valor ou se é melhor manter um preço mais acessível para os seus clientes.
5. Oficina sempre atualizada
Invista em equipamentos e tecnologias atuais e esteja atento às novas demandas do mercado.
A maior parte das pessoas gostam de ver como a tecnologia pode resolver seus problemas, isso também se aplica aos veículos.
Lógico que a compra de ferramentas e dispositivos deve ser algo estudado, analisado e inserido de maneira consciente. Afinal, novas tecnologias, necessitam de novas habilidades.
Então, esteja disposto a investir em treinamento e mão de obra capacitada para o manuseio dessas novas ferramentas.
Seguindo esses paços simples, você manterá sua oficina aberta e terá os resultados que tanto espera.
Gostou desse artigo? Então, fique de olho em nosso blog para receber muito mais informação sobre o mundo automotivo.
Precisa de peças para o seu veículo? Peça um orçamento