O ano está terminando! Nada melhor do que aproveitar esse momento de festas com quem a gente mais ama, não é mesmo? E, se sobrar um dinheiro, dá para caprichar na ceia de Natal, comprar presentes para a família toda ou, então, curtir uns dias de férias em um lugar especial! Veja algumas dicas para você economizar.

Se a economia de dinheiro começar pelo carro é melhor ainda, pois a segurança é garantida para você e toda sua família. Manter o carro sempre em bom funcionamento, fazendo as revisões regulares, ajuda a evitar grandes gastos com futuros problemas. Dessa forma, você pode ter uma folga no orçamento para gastar no final do ano.

Presta atenção na gasolina!

Algumas pequenas atitudes podem fazer a diferença na hora de economizar. Percorrer distâncias curtas com o carro ou o simples fato de ligar e desligar o motor pode aumentar o consumo do combustível em até 30%. Evite o uso desnecessário do ar-condicionado, GPS e o rádio, pois o combustível também é utilizado para recarregar a bateria desses aparatos eletrônicos.

Fique de olho no pneu.

A manutenção dos pneus é um fator que influência no rendimento do carro. Um único pneu pode ser responsável por até 20% do consumo de combustível, devido à resistência ao rolamento diário. É importante manter os pneus sempre calibrados, inclusive o estepe. Procure calibrá-los pelo menos uma vez a cada 15 dias.

Fazer o balanceamento e alinhamento do veículo, impede que os pneus desgastem de forma desigual e excessiva. Fazer uma revisão a cada 10 mil quilômetros rodados vai ajudar a economizar.

O coração do carro são as velas.

Fique atento às velas para não ter problemas graves. Elas são fundamentais para o funcionamento do motor e devem ser trocadas em média a cada 15 mil quilômetros rodados. Uma dica é manter este alerta de troca gravado no seu celular. É possível não sentir a diferença no desempenho do carro, mesmo que as velas estejam danificadas.

Não sobrecarregue seu carro.

Existem pessoas que costumam manter o porta-malas abarrotado de coisas, especialmente em viagens mais longas ou quando o veículo também é utilizado para trabalho. Se você mantém itens desnecessários no compartimento de bagagens ou dentro do próprio carro, isso vai atrapalhar na hora de economizar combustível. Quanto mais pesado estiver o carro, mais combustível será necessário para ele se mover e mais pressão será feita nos pneus.

Saiba usar a marcha!

Muitos condutores não sabem, mas trocar a marcha de maneira errada contribui para o gasto de combustível. Fique atento às rotações do motor e aprenda a identificar a melhor hora para trocar. Evitar esticar as marchas, pois cada carro tem uma faixa ideal de rotação.

Lembre-se dos freios e amortecedores.

Tenha como rotina verificar o nível de óleo dos freios e lembre de checar como está o desgaste das pastilhas, para evitar sustos no trânsito e na conta da oficina. Perceba na garagem, se há vazamento de óleo, pois pode indicar algum problema no amortecedor. Se carro sacudir em excesso ao passar por uma lombada, é possível que já esteja na hora de trocar os amortecedores.

Siga essas dicas. Se você presta atenção na maneira como dirige, fizer as manutenções necessárias e escolher lugares de sua confiança para fazer a manutenção do seu carro, tenha certeza de que terá uma economia considerável no final de cada mês. Assim, você terá um dinheirinho extra para gastar no final do ano da maneira que preferir.

Referências:

https://geracaoseminovos.com.br/blog/manutencao/economizar-na-manutencao-do-carro/

https://www.kaminskiveiculos.com.br/news/informacoes/5-dicas-infaliveis-para-economia-de-combustivel-10

https://www.minutoseguros.com.br/blog/viajar-de-carro-saiba-como-economizar/

https://www.foregon.com/blog/voce-sabe-como-economizar-com-o-carro/

Precisa de ajuda? Converse conosco
Entendo que vou abrir uma nova janela de conversa e autorizo o uso dos Cookies para armazenamento de minhas preferências.

Cadastre-se para receber ofertas e dicas para

seu veículo em seu e-mail.

Parabéns! Você receberá todas nossas novidades ;)