Quando falamos no radiador do carro, muitos cuidados devem ser tomados, afinal, é lá que está todo o sistema de arrefecimento do motor.

É no radiador que acontece o controle da temperatura do motor. Também é nesta parte que existe a troca de calor do motor com o meio ambiente. As peças que o compõem o sistema de arrefecimento são: radiador, bomba d’água, mangueiras, válvula termostática, sensores de temperatura e vaso expansor. E é sobre uma dessas peças que queremos falar, basicamente, o radiador. Se o radiador não está funcionando da maneira adequada e a temperatura está longe do ideal, há grandes chances do motor do carro ferver, além de apresentar um excessivo consumo de combustível e um maior índice de emissão de poluentes. Tudo isso pode ser evitado com o uso do aditivo para radiador.

O radiador é quem faz a troca de calor da água, recebendo o líquido aquecido (água + aditivo para radiador, idealmente, que circulou pelo motor para arrefecê-lo e resfriou para que a mesma água volte, dessa vez fria, a circular pelo motor a fim de manter a temperatura estável. O normal, pelo menos na maior parte dos motores, é que a temperatura fique entre 95 e 120° C.

Para que esse processo ocorra de maneira natural e sem problemas, o aditivo para radiador precisa estar em ótimas condições. Para quem ainda não sabe, o aditivo tem um papel extremamente importante no funcionamento do sistema de arrefecimento: ele compõe, da melhor maneira, juntamente com a água, o fluido do radiador. Conforme acontece a circulação da água pelo motor, ela esquenta e pode entrar em ebulição. Para que isso não aconteça, o aditivo para radiador evita que a água ferva no motor. Em locais ou dias muito frios, a água corre o risco de congelar no radiador enquanto o motor fica desligado. O aditivo para radiador evita o congelamento do fluido de arrefecimento. Por isso, a função dele é tão importante. Jamais tente usar a água sem o aditivo, pois alguns problemas na bomba e no motor podem aparecer.

Mas, além dessa propriedade, o aditivo para o radiador também tem componentes que impedem que a água enferruje uma série de componentes do motor. Já pensou se só houvesse água nesse sistema? As chances de diversos problemas acontecerem seriam bem grandes, ainda mais pelos materiais do motor. Exemplificando: a água, em conjunção com o ar, forma um agente altamente corrosivo, capaz de destruir conduítes, válvulas, selos do motor, a colmeia do radiador e outras peças do sistema de arrefecimento.

O período para realizar a troca do aditivo para radiador é, em média, de um ano ou a cada 30 mil quilômetros rodados, mas vale consultar o manual do veículo para garantir que tudo está dentro do período indicado.

Fonte: https://www.minutoseguros.com.br/blog/carro/aditivo-para-radiador-para-que-serve

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