Depois de descansar e curtir as festas no final do ano, é necessário enfrentar as contas. Os meses de janeiro, fevereiro e março, são conhecidos pelas despesas. Matrícula, mensalidade, material escolar, IPTU, IPVA, licenciamento e seguro obrigatório; a lista de contas do começo do ano não tem fim e o somatório delas pode pesar no bolso. É importante estar preparado, pois a avalanche de contas vem de uma só vez. Como lidar com as contas no começo do ano? Veja algumas dicas
Pagamento das contas
Considere pagamentos à vista, pois eles podem trazer um desconto considerável; pesquisar quais contas te dão desconto pode auxiliar na economia. Às vezes, acontece de não ser possível pagar todas as contas à vista. Priorize aquelas que são mais importantes e parcele o restante. Guarde o 13º, para pagar as contas do começo do ano. Gastos desnecessários no final do ano devem ser desconsiderados. Assim, quando o ano novo chegar, terá guardado um pouco de dinheiro para não passar apuros com as contas.
Controle as contas de começo de ano
Anote tudo aquilo que você já pagou e aquilo que você ainda irá pagar. Os gastos previstos para o futuro e toda a renda da família esperada para os meses. Veja quais são as dívidas mais urgentes e priorize-as. Descrever tudo aquilo que você gasta também ajuda a controlar sua renda.
Estabeleça metas
Metas são importantes, através delas é possível estabelecer quais serão as suas principais contas de início de ano. O foco ajuda a não desviar os objetivos.
O cartão de crédito pode ser um inimigo
Os bancos e instituições financeiras podem dar um limite muito mais alto do que você pode pagar. Isso pode ser uma cilada, não caia nela!
Tente não ultrapassar o valor do limite do seu cartão e procure ter apenas um. Se for realizar uma compra parcelada, pense em quanto o valor dos próximos meses irá afetar sua renda mensal.
Tem dívidas antigas?
Para começar bem o ano, com as contas positivas, procure sanar todas as dívidas antigas. Essa é uma boa época do ano para renegociar pendências e prazos. As empresas estão mais abertas e dispostas a renegociar as cobranças. Uma sugestão é aproveitar essas oportunidades de renegociação e começar a quitar aquelas dívidas em que as tarifas são maiores.
Pague tudo de uma só vez
Em muitos estados brasileiros, é comum o desconto para os contribuintes que optam por realizar o pagamento de impostos como o IPTU e o IPVA de uma só vez. Muitas pessoas preferem parcelar esse tipo de conta, mas levando em consideração a redução do valor total do tributo, vale mais a pena pagar tudo de uma só vez.
É importante ter organização, assim todas as despesas podem ser pagas. Como a maioria das despesas acontecem apenas uma vez por ano, essas despesas devem ser programadas. Dividir a quantia de cada despesa por doze meses e guardar o valor pode ser uma boa saída.
Seguindo essas dicas, o começo de ano será tranquilo e sem atropelos. E todas as contas poderão ser pagas sem dores de cabeça.
Confira também: Mais de 30 serviços do Detran que podem ser feitos pela internet e você não conhecia
Referências:
https://aricasimplicidade.com.br/contas-de-comeco-de-ano/
http://franzoni.adv.br/contas-de-inicio-de-ano/
http://www.resenhavirtual.com.br/blog/contas-do-inicio-do-ano/