Você é ou quer ser um bom motorista?
Saber como dirigir bem não é apenas uma questão técnica, mas também controle emocional.
E isso vale tanto para motoristas experientes ou para aqueles que estão no processo para conseguir sua sonhada habilitação.
Mas afinal, o que é ser um bom motorista?
Bom, existem aqueles que acreditam que o melhor motorista é o que possui anos de experiência prática, até os que acreditam que um bom motorista é aquele que segue as leis de trânsito e preza pela segurança de todos.
Não é fácil chegar a um consenso, pois, mesmo que seja evidente que um condutor iniciante não tenha as mesmas habilidades de alguém que dirige há mais tempo, é importante entender que não é apenas esse o fator que garante a qualidade de um motorista.
Afinal, de nada adianta ter todas as técnicas de condução e não respeitar as regras impostas para circulação, pois, eventualmente, a técnica pode falhar e resultar em prejuízos.
É importante que o condutor entenda que não está dirigindo sozinho, ser um bom motorista vai além do domínio técnico, é muito mais sobre como o indivíduo se comporta em sociedade de forma geral.
Existem algumas normas e regras de como o trânsito seguro deve ser, e para ser um bom motorista, é necessário estar de acordo com essas ideias.
Portanto, um bom condutor é reconhecido pela sua preocupação e cuidado com a segurança de todos.
Enfim, se você é recém habilitado ou está no processo, você pode ser um motorista tão bom ou mais do que aqueles que possuem mais tempo de direção.
Pois, se você chegou até aqui, já entendeu que além das habilidades físicas e técnicas, é importante ter empatia no trânsito.
Além disso, existem algumas outras atitudes e conhecimentos que podem ajudar você a se tornar um motorista muito melhor. Continue lendo e confira!
1- Fique calmo e tranquilo
A gente sabe que é meio obvio falar isso. Porém, essa dica é muito valiosa, tanto para quem fica nervoso com as trapalhadas dos outros motoristas quanto para quem tem “medo/insegurança” de dirigir.
O importante é ficar tranquilo, todo mundo pode aprender como dirigir bem, é sempre uma questão de tempo e prática.
Não se estresse, pois o nervosismo o torna um motorista pior. Seja paciente e compreensivo, dê passagem quando outro condutor pede e não fique com raiva por perder dois segundos quando alguém fecha a sua frente.
No entanto, existem pessoas que tem real pavor de dirigir, e essa é uma questão séria, pois quanto mais nervoso o condutor estiver, mais chances de cometer um erro.
Se você é motorista iniciante, a melhor maneira de ganhar confiança no trânsito é com a prática.
A principal dica é treinar bastante. Aproveite as aulas de direção para trafegar bastante em ruas menos movimentadas e quando estiver um pouco mais seguro, peça para o instrutor te apresentar ruas com um pouco mais de movimento.
Um motorista iniciante deixa o carro apagar com alguma frequência e isso é completamente normal. Se isso acontecer com você, fique tranquilo e recomece o procedimento de ligar o carro sem pressa.
Se o carro apagado estiver no meio da via e algum motorista buzinar, não ligue e nem se deixe abalar, pois, esse nervosismo é problema dele, não seu.
Além disso, vale algumas atividades para diminuir a tensão, como meditação, yoga, técnicas de relaxamento, psicólogo e terapias diversas.
Só não vale consumir medicamentos tranquilizantes que causem sonolência ou diminuição nos reflexos, pois isso pode ser ainda mais perigoso no trânsito.
Essas dicas também valem para quem já tem CNH, mas por algum motivo não se sente um bom motorista.
2- Um bom motorista conhece seu veículo
Não se preocupe, você não precisar entender tudo de mecânica para ser um bom motorista, porém é recomendado que você tenha uma noção de como as coisas funcionam.
É preciso saber que o uso e o tempo acabam desgastando o veículo, por isso, é preciso fazer uma manutenção veicular preventiva.
Ter um veículo no meio da pista obstruindo a passagem dos outros não é nem um pouco legal. Além de ser uma infração passível de multa e pontuação na CNH.
Além disso, saiba reconhecer um bom mecânico e a procedência das peças utilizadas em seu veículo, assim você evita maiores problemas e prejuízos.
Verifique regularmente a água e óleo do seu veículo, faça o rodízio e calibragem correta dos pneus, evite andar em ponto morto e use a embreagem de forma correta.
Tudo isso, além de garantir a vida útil do carro, também irá te tornar um motorista muito melhor, consciente e atencioso.
3- Um bom motorista conhece seus deveres e direitos
Tão importante quanto seguir a sinalização e saber o e o que cada placa significa, é ter um bom conhecimento sobre o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Quase todas as dúvidas que você pode ter sobre infrações ou procedimentos corretos no trânsito brasileiro estão lá. Você pode acessar clicando aqui.
Além disso, você pode acompanhar o site CTB digital, onde todas as novidades e alterações das leis de trânsito Brasileiro são divulgadas.
4- Saiba o que fazer em casos de acidente
Acidente de trânsito é um pesadelo para todos os envolvidos, no entanto, é preciso estar preparado caso isso ocorra com você ou próximo a você.
É importante saber como sinalizar o local para evitar acidentes mais graves, além disso, saber como avaliar a situação, prestar os primeiros socorros e chamar a ajuda necessária também é de extrema importância.
Tão importante quanto saber o que fazer, é importante saber o que NÃO fazer. Não mova os feridos graves em hipótese alguma, salvo em casos de risco de morte. O importante é, mais uma vez, manter a calma e esperar por ajuda especializada.
5- Fique longe do celular
Não há como dirigir bem se a sua atenção está dividida com a tela do celular, e isso vale até para o mais experiente dos motoristas.
Além de ocupar uma mão que deveria estar no volante, o celular distrai a visão e o pensamento do condutor.
Essa prática, além de extremamente perigosa, consiste em uma infração média, passível de multa e pontuação na CNH.
Se tiver muita necessidade de falar com alguém enquanto está no trânsito, pare o veículo assim que possível ou utilize a função viva voz.
6- Tenha uma direção defensiva
De maneira simples e objetiva, a direção defensiva nada mais é do que o agir de maneira calculada e responsável ao dirigir um veículo.
Porém, não estão incluídas apenas medidas voltadas ao cumprimento das leis de trânsito, mas também todas as ações que você deve adotar ao conduzir.
Confira algumas técnicas importantes da direção defensiva que podem ajudar você a se tornar um bom motorista.
Atenção: esse é um elemento de direção defensiva muito importante, pois, um motorista atento sempre se preocupa com as condições do veículo, clima, vias e com suas próprias condições físicas e mentais.
Evitando dirigir sobre circunstâncias desfavoráveis ou perigosas.
Conhecimento: aqui, entram vários aspectos, como as leis de trânsito, relacionamento com os outros usuários do trânsito, mecânica, dentre outros.
Ou seja, o elemento conhecimento engloba todo e qualquer assunto que um motorista precisa dominar para dirigir defensivamente.
Fique tranquilo se você é um motorista recente ou está tirando sua habilitação, pois boa parte do conhecimento é adquirido com a prática, após certo tempo de experiência.
Decisão: essa técnica de direção defensiva está diretamente ligada à tomada de atitudes ao volante.
Assim, um bom motorista está preparado e sabe o que fazer diante qualquer situação.
Habilidade: esse elemento diz respeito à capacidade do condutor de executar manobras com o veículo.
O quanto domina o veículo e qual é a capacidade de utilizar os recursos oferecidos pelo próprio veículo.
Além disso, para ser considerado habilidoso, o motorista precisa saber como realizar manobras básicas, como curvas, ultrapassagens, mudanças de faixa, estacionamento, etc.
Previsão: por fim, última técnica de direção defensiva diz respeito à capacidade de prever possíveis acontecimentos envolvendo o seu veículo.
Isso não quer dizer que você precise prever o futuro, a previsão tem a ver com a capacidade de o motorista prever situações que fujam da normalidade e também do seu controle.
Enfim, Se você chegou até o final desse artigo, percebeu que um bom motorista é aquele que dirige com segurança acima de tudo.
Gostou desse artigo? Então, fique de olho em nosso blog para receber muito mais informação sobre o mundo automotivo.