Existem alguns problemas automotivos que costumam acontecer com muito mais frequência durante os dias frios do inverno.

E normalmente, a maioria dos condutores não está preparado identificar ou prevenir esses problemas de maneira apropriada.

Muitas vezes, por nem imaginar que o frio pode ser a causa de determinados danos. Por isso, nós trouxemos os 5 problemas automotivos mais comuns durante o inverno. E de quebra, também temos algumas dicas de como você pode evita-los.

1- Carro não pega

Durante os dias mais frios, é comum que veículos movidos a etanol ou com sistema flex, demorem para dar a partida.

Deixando muitos motoristas na mão, entretanto, nem tudo está perdido. Entenda os motivos e saiba como evitar esse tipo de problema.

Carros a álcool possuem maior dificuldade de dar a partida no frio, pois, o que faz o motor funcionar ao dar partida são os vapores do combustível e não ele em estado líquido.

Em dias mais gelados, o etanol não produz esses vapores em quantidade suficiente, por isso é necessário o sistema de partida a frio.

O sistema de partida a frio pode ser com tanquinho ou sem.

Carro com tanquinho de partida a frio

Comuns em carros um pouco mais antigos,  o tanquinho de partida a frio facilita na hora de ligar o veículo. Porém, é preciso ter certeza de que o tanquinho está abastecido com gasolina, e que o combustível lá dentro não ficou “velho”.

Geralmente, depois de três ou quatro meses, a gasolina comum perde sua validade, e já não funciona mais como deveria, pois, ao ficar sem uso, as frações mais leves da gasolina evaporam e vão embora, e quando for necessário utiliza-la, ela já não vai mais ser capaz de produzir a faísca necessária para a partida.

É recomendado utilizar gasolina premium ou aditivada no tanquinho, pois, possui uma durabilidade maior.  No entanto, não é necessário encher o tanquinho todo, pois, a quantidade usada em cada partida é pequena.

Mas fique atento para não deixar o tanquinho vazio, pois ele pode acabar rachando e as mangueiras podem ressecar.  Alguns carros, para evitar o problema de envelhecimento, sempre injetam a gasolina, independentemente da necessidade.

Carro sem o tanquinho de partida a frio:

Se o veículo não tiver tanquinho existem outros cuidados que o motorista deve ter para evitar situações problemáticas ao dar a partida.

O principal é manter o sistema elétrico e de partida sempre em boas condições. Pois, nesse caso, serão muito mais exigidos nos dias frios.

Os carros mais modernos, costumam ter sistemas de partida a frio, que aquecem os bicos injetores para facilitar a vaporização do etanol. Esse aquecimento depende diretamente do sistema elétrico do veículo.

Uma dica é colocar um pouco de gasolina no tanque de combustível do veículo flex. A proporção de 5% de gasolina para um tanque de etanol já é suficiente para não ter nenhuma surpresa na partida.

Por exemplo: em um tanque de 50 litros, adicione 2 litros de gasolina ao álcool.

2- A bateria tem mais chances de arriar

Outro problema muito comum apresentado pelos veículos durante os dias mais gelados é a bateria arriada.

Isso acontece com mais frequência em dias frios, pois, para que a bateria funcione de maneira correta, é necessário que ocorra uma reação química dentro da bateria. Porém, com a temperatura mais baixa, é mais difícil que essa reação aconteça.

Além disso, o motor do carro também exige muito mais da bateria para funcionar, pois, o óleo do motor acaba ficando mais viscoso e acaba circulando de forma lenta pelo sistema. E se não bastece tudo isso, o combustível também custa a se vaporizar para fazer o motor funcionar. Com isso, a bateria acaba tendo que trabalhar ainda mais.

Por isso, fique de olho em sua bateria e faça a troca sempre que for necessário, pois, mesmo desgastada, ela pode funcionar corretamente no verão, mas pode pifar e deixar você na mão em dias mais frios.

3- Problemas com o ar-condicionado

Pode parecer estranho, mas é justamente nos períodos mais gelados que o ar-condicionado pode apresentar sérios problemas.

Isso acontece por que deixamos de usar o ar-condicionado em dias mais frios, principalmente quem não possui o sistema de ar quente instalado. Entretanto, o ar-condicionado não pode ser completamente abandonado durante todo o inverno.

O sistema de ar-condicionado é composto por diversas peças móveis, mangueiras e componentes que precisam de lubrificação constante. Ao ficarem muito tempo sem uso, essas peças podem sofrer danos como o ressecamento a mangueira e consequentemente o vazamento do gás do ar, o que pode ser muito perigoso para a saúde.

Por isso, ligue o ar-condicionado de duas a três vezes por mês, por dois a três minutos mesmo em dias frios.

4- Problemas com vazamentos

Assim como pode ocorrer o vazamento do gás do ar-condicionado por conta da mangueira ressecada, as mangueiras que transportam a água, combustível e óleo, também podem sofrer com baixas temperaturas e causar vazamentos sérios.
Por isso, fique atento à qualquer tipo de indicação de possíveis vazamentos e procure um mecânico para fazer o reparo o mais breve possível.

Correias e o reservatório de água também ficam sensíveis com baixa temperatura e devem ser checados sempre para garantir que não haverá surpresas maiores.

5- Vidros trincados

Outro problema muito comum são as rachaduras e trincos nos vidros, principalmente no para-brisa.

Isso acontece por conta da mudança brusca de temperatura. Que faz com que o vidro contraído por conta do frio, dilate rapidamente em contato com o calor, humano ou do ar-condicionado quente.

Em muitos casos, são apenas microfissuras, imperceptíveis a olho nu, mas que podem causar grandes danos se não forem encontradas e controladas o mais breve possível.

De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), trafegar com o vidro trincado pode afetar a segurança dos passageiros, além se ser considerado uma infração grave, que pode acarretar multa de R$ 195,23, cinco pontos na CNH e apreensão do veículo até a que o problema seja resolvido.

Por isso, ao menor sinal de trincos e fissuras, procure por um profissional qualificado para fazer o reparo ou a troca se necessário.


Gostou desse artigo? Então, fique de olho em nosso blog para receber muito mais informação sobre o mundo automotivo.

Encontre as peças que o seu veículo precisa, peça já um orçamento!

 

 

Precisa de ajuda? Converse conosco
Entendo que vou abrir uma nova janela de conversa e autorizo o uso dos Cookies para armazenamento de minhas preferências.

Cadastre-se para receber ofertas e dicas para

seu veículo em seu e-mail.

Parabéns! Você receberá todas nossas novidades ;)