Antigamente era comum encontrarmos carros que usavam um carburador. No entanto, hoje a maior parte dos carros já saem de fábrica com um sistema de injeção eletrônica. Basicamente sua função é controlar a quantidade de ar e combustível que serão injetados na câmara de combustão. A injeção eletrônica garante maior economia de combustível e reduz a emissão de poluentes.
O sistema de injeção eletrônica é composto por sensores de temperatura, sensores de rotação, medidor de massa de ar, válvula de injeção e outros itens. Como podemos saber se o sistema está apresentando problemas? Precisamos ficar atentos alguns sinais: dificuldade para dar partida; motor engasgando; baixo desempenho; aumento de consumo e marcha lenta irregular são alguns desses sinais. Procure ajuda profissional se observar alguns desses sinais.
Cuidados com a injeção eletrônica
Você também pode tomar algumas medidas para cuidar do sistema de injeção eletrônica de seu veículo:
- Veja o manual do proprietário: muitas pessoas sequem pegam o manual para ler. O manual especifica todos os cuidados necessários para cuidar bem de seu veículo. Verifique ali qual é a periodicidade para limpeza e troca de peças da injeção eletrônica.
- Não faça o carro pegar no tranco: quando “bombeamos” o acelerador, aumentamos o acúmulo de combustível na câmara de combustão. Assim a injeção eletrônica perde eficiência;
- Carros com injeção eletrônica possuem uma luz que acende em caso de pane no sistema. Fique atento para qualquer indicação.
Referência: https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/cuidados-necessarios-com-a-injecao-eletronica/